.posts recentes

. Acidente com Grua na Baix...

. procuro foto dia 15/11/20...

. Viatura incendeia-se em f...

. Marchas Antoninas

. Colégio de StªMaria e An...

. Massamá

. Passagem de tornado nos A...

. Inudação Hoje (24 novembr...

. Fotos do Rio Este - Braga...

. falta de limpeza+canaliza...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Este é um espaço de notícias e reportagens feitas pelos utilizadores do SAPO. Envie os artigos para aqui.
Depois de validação editorial serão publicados e, caso se justifique, destacados na Homepage do SAPO.
Sexta-feira, 11 de Agosto de 2006

INCÊNDIOS

Junto à cidade de Braga existem vários incêndios que parecem pretender queimar a zona verde envolvente da cidade. A serra da Cabreira arde à vários dias, sem qualquer intervenção.
Este flagelo acontece todos os anos e com diversos governso.
Ninguém se preocupa em estudar as verdadeiras razões do problema.
Várias interrogações são legítimas:
Quem beneficia com os fogos florestais?
Quem ganha com a existência de incêndios?
As empresas de meios aéreos de combate quanto ganham em cada operação?
Se não houver incêndios de que vivem essas empresas?
Que lobis exístem nesta área?
Quanto custa ao País o Serviço Nacional de Bombeiros, ou melhor aos contribuintes?
Será que os nossos governantes têm consciência que gerem bens que não são deles ?
Já se pediu responsabilidades por se estar a desbaratar dinheiros dos contribuintes? 
Quantos incendiáreos estão presos ?
Porque se não divulga os nomes dos incêndiários? é com medo do linchamento?
Porque se não acaba com o Serviço Nacional de Bombeiros que não serve para nada, a não ser para consumir os bens públicos?
Porque se não criam serviços de proximidade directamente ligados aos presidentes de Câmara muito mais baratos e mais eficazes?
O mal do nosso País, é que tudo tem de ser resolvido em Lisboa, por meninos inteligentes, sem dúvida, mas que da realidade do País nada sabem, não por culpa, mas por falta de experiência, e conhecimento da realidade, a não ser a que adquiriram nas faculdades.
publicado por Equipa SAPO às 10:52

link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Tiago a 11 de Agosto de 2006 às 11:37
dff
De ana a 11 de Agosto de 2006 às 12:54
concordo com kuase td o k disseste... agora nao keiras culpar tds os lisboetas pelos incendios!!!! isso soa-me a uma pekena hipocrisia... pk é k a responsabilidade é apenas de lisboa????? será k nao sao vcs k têm o deverde limpar e, principalmente, de nao sujar akilo k é vosso??? diz-me, k culpa tenho eu k vcs, pessoas aí de cima (presumo k sejas daí) incendeiem as proprias terras??? eu nao me lembro de nenhum lisboeta fazer isso por aki!!!! ah, outra coisa... sao as pessoas k tao a estudar na faculdade k um dia mais tarde te irao curar ou descobrir uma vacina kualker k ira salvar um filho teu!!!! nao te eskeças disso e dá valor a kem se esforça tantos anos a estudar e k kuase nunca é reconhecido... sao esses "menino inteligentes" k vao salvar a tua pele kd estiveres em apuros!!!! por isso, tem respeito por kem nunca te fez mal algum!!!
De Joana a 11 de Agosto de 2006 às 14:38
Acho injusto culpar pessoas que passam 15 (ou mais) anos da sua vida a estudar para tentar encontrar soluções para problemas como estes. É claro que uma pessoa acabada de sair da universidade não tem a mesma experiencia de alguém que trabalha na prevenção de incêndios à 30 anos, mas à que dar uma oportunidade a quem quer trabalhar para o bem-estar do país e da população vítima dos incêndios afinal sem uma primeira oportunidade não há a mínima hipótese de se adquirir qualquer tipo de experiencia. Pelo menos existem pessoas que se preocupam com o futuro do nosso país e que tentam fazer algo por ele, que não é claramente o teu caso, não basta criticar se não tentarmos encontrar soluções . Não é fácil tomar decisões de ordenamento de território quando existem pessoas por todo o país a sabotá-las. Os donos dos terrenos não têm culpa da falta de consciência dos incendiários , mas uma boa limpeza e cuidado com os terrenos pode evitar "acidentes".
"Não procure defeitos, encontre soluções"
De Miguel Borges a 11 de Agosto de 2006 às 15:41
Boa tardes Srs.

Gostaria de pedir a todos os populares que estivessem perto dos incêndios e que pudessem tirar algumas fotos o favor de as partilhar com a malta.
Obrigado
De Liliana a 11 de Agosto de 2006 às 15:42
Boa TArde...
Concordo com alguns dos aspectos que escreveu...
Nós contribuintes pagamos todos estes incêndios que todos os anos acontecem e devastam hectares de floresta.. Mas quem lucra com os incêndios? Muita gente tem a lucrar..
Mas o porque de por casas e vidas das pessoas em perigo?!
Os bombeiros não são nem serão nunca reconhecidos como merecem, principalmento os bombeiros voluntários, todos arriscam a vida para controlar o fogo e este nos ultimos anos parece não querer ser controlado..
Os Universitários... pois isso tem muito que se lhe diga..., mas como sempre ouvi dizer a experiência aprende-se com os erros e com a vivência dos factos, sem isso nunca teremos experiência para nada, mas há um facto relevante... Porque é que Lisboa é que controla todo o centro de operações?! Para o fogo se alastrar ainda mais? No centro em Lisboa baseiam-se por factos e pelo que lhes vão dizendo, mas de facto por esse é tudo muito mal gerido, e chega uma altura nem os proprios bombeiros sabem o que fazer porque as ordens que lisboa deu não são as correctas, e por vezes chega-se a perder vidas, casas por isso, e nisso concordo, pk é que as capitais de distrito não controlam cada uma as suas necessidades como era antigamente?! Por vezes à casos em que se podia evitar uma nova frente, mas os bombeiros não têm autorização para ir para o novo sitio e olha deixa arder...
Também é muito bonito, falarmos que havia das propriedades estarem mais limpas depois do corte das arvores, e etc... Mas sabem que é preciso ter licença no nosso pais para poderem fazer a devida limpeza no mato da propriedade que lhes pertence? E se a propriedade estiver num sitio protegido, terão que ir as entidades competentes para terem autorização para limparem o mato sem modificarem a paisagem?
Temos tanta burocracia com as coisas e depois é isto, fogos atrás de fogos...
O ministro afirmou estar tudo preparado, mas afinal onde está a preparação? Onde estão os perto de 50 meios aereos que tinhamos disponiveis?!
A não ser que utilizem os submarinos que compraram e que tanto estamos a precisar para ajudar a combater os Fogos...
Enfim, é o pais que temos..
De Joao T. Bastos a 11 de Agosto de 2006 às 18:04
Incomodando...
Se vivêssemos num país em que as pessoas fossem responsabilizadas pelo que fazem, todas as perguntas feitas no seu artigo(infelizmente já feitas por outros desde há muito!) teriam de ter uma resposta das autoridades competentes.
Mas o país real, não é assim. O país real tem ou teve muito recentemente um comandante da polícia que ACREDITAVA que apenas 20% dos fogos eram postos. Mas.. qual foi o partido político que se "admirou" de tamanha declaração? baseada em quê (exactamente)?
Acaso os nossos media, ou mesmo os departamentos competentes do Estado coligiram dados estatísticos que mostrem que o que se passa neste país é uma fatalidade equiparável a outros?
Não coligiram? porquê?
Eu não conheço, e, para mim, teria muito interessante! mas quem sou eu? haverá mais alguém interessado?
Ou não? ou estarei a incomodar alguém?
Mas o problema é que todos (nós, os portugueses) temos uma enorme facilidade em arranjar bodes expiatórios para tudo...
E assim, continuamos a ser umas vítimas! e a lamentarmo-nos !, e a "decidir-mos" dos problemas à mesa do café entre duas bejecas ...Pois é nós nunca temos a culpa, somos uns coitadinhos...
Um país de coitadinhos...
Peço desculpa...por incomodar...
Está calor, e vou à minha bejeca , em Lisboa!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Incomodando... <BR>Se vivêssemos num país em que as pessoas fossem responsabilizadas pelo que fazem, todas as perguntas feitas no seu artigo(infelizmente já feitas por outros desde há muito!) teriam de ter uma resposta das autoridades competentes. <BR>Mas o país real, não é assim. O país real tem ou teve muito recentemente um comandante da polícia que ACREDITAVA que apenas 20% dos fogos eram postos. Mas.. qual foi o partido político que se "admirou" de tamanha declaração? baseada em quê (exactamente)? <BR>Acaso os nossos media, ou mesmo os departamentos competentes do Estado coligiram dados estatísticos que mostrem que o que se passa neste país é uma fatalidade equiparável a outros? <BR>Não coligiram? porquê? <BR>Eu não conheço, e, para mim, teria muito interessante! mas quem sou eu? haverá mais alguém interessado? <BR>Ou não? ou estarei a incomodar alguém? <BR>Mas o problema é que todos (nós, os portugueses) temos uma enorme facilidade em arranjar bodes expiatórios para tudo... <BR>E assim, continuamos a ser umas vítimas! e a lamentarmo-nos !, e a "decidir-mos" dos problemas à mesa do café entre duas bejecas ...Pois é nós nunca temos a culpa, somos uns coitadinhos... <BR>Um país de coitadinhos... <BR>Peço desculpa...por incomodar... <BR>Está calor, e vou à minha bejeca , em Lisboa! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Joao</A> </A>Bastos
De Alvaro Faustino a 12 de Agosto de 2006 às 02:51
Meus amigos. Enquanto derem destaque nas tv's aos incêndios e andaram para aí a dizer que o distrito x e o concelho y estão em alerta vermelho, ou verde ou preto ás bolinhas amarelas, só estão a ajudar aqueles, que nada mais tendo para fazer, querem destruir a floresta.

Comentar post

.Destaques

Cidadão Repórter

.tags

. albergaria a velha

. alcobaca

. Alcobaça

. alcool

. aljubarrota

. antónio costa

. arder

. arrábida

. avioneta

. baixa da banheira moita cheias

. blogs

. bombarral

. bombeiros

. calamidade

. câmara

. caparica

. carro incêndio fogo oeiras

. castelo branco

. Cerdeira do Côa

. charneca

. cigarros

. edp

. estado

. estudante

. fauna

. festa

. flora

. floresta

. fogo

. fogo posto

. fogos

. fotos

. galiza

. gasolineira

. gip

. GIP´s

. gnr. ministro

. governo

. homepages

. Ílhavo

. incendio

. incendios

. incêndios

. israel/libano

. judiciaria

. juventude

. kosovo

. leis

. lucro

. mação

. notícias

. on-line

. ota

. ouca

. ovni 2001

. pac

. peneda-geres

. Porto de Mós

. portugal

. proprietário

. pulseiras

. reportagens

. reservas ecológicas

. rtp1

. São Pedro do Sul

. sapo

. sardoal

. tabuaço

. tags

. tgv

. timor

. turquel

. vagos

. voluntarios

. vouga

. todas as tags

.subscrever feeds

.Uma página